Dúvidas frequentes
-
A escetamina tem ação antidepressiva?
No início do século 21, descobriu-se que a Escetamina era notavelmente eficaz como antidepressivo quando administrada em doses baixas.
Ao contrário dos antidepressivos tradicionais, que podem levar semanas para causar impacto, a Escetamina pode reduzir rapidamente os sintomas depressivos duas horas após a administração, e esse alívio pode ser sustentado por até duas semanas após apenas uma dose.
-
O que é o tratamento com escetamina?
A escetamina é o avanço recente mais importante para depressão resistente ao tratamento e depressão grave com ideação suicida. Os antidepressivos e outros medicamentos podem não proporcionar alívio completo para muitas pessoas.
Felizmente, até 80% das pessoas que sofrem de depressão ou pensamentos suicidas obtêm uma melhora significativa nos sintomas após a terapia com escetamina.
-
A escetamina é segura?
A escetamina é muito segura. A escetamina é usada diariamente em hospitais de todo o mundo para procedimentos cirúrgicos. Além disso, os protocolos de tratamento para depressão preconizam doses muito inferiores às que são usadas para efeitos anestésicos, além disso, os pacientes são acompanhados e monitoradas ao longo do procedimento. A segurança é uma prioridade nossa.
-
A escetamina cria dependência?
Em ambiente clínico, a escetamina é utilizada em doses muito baixas e com aplicação espaçada, sendo, por isso, altamente improvável que haja desenvolvimento de dependência. No entanto, uma utilização recreativa, com doses elevadas e frequentes, pode levar à dependência.
-
Como será o dia da aplicação?
No dia da sua aplicação, você chegará à nossa clínica e preencherá um breve questionário de avaliação de saúde que permitirá que você e a equipe de tratamento acompanhem e acompanhem seu progresso. Uma de nossas enfermeiras iniciará a infusão de escetamina. É possível sentir sensações como euforia, flutuação, percepções intensificadas ou estado de sonho. Esses sentimentos irão diminuir rapidamente assim que a infusão for concluída. Você deve esperar que todo o processo leve aproximadamente 2 horas.
-
Como a escetamina se compara a outros tratamentos?
Os antidepressivos típicos levam semanas a meses para fazerem efeito. Esses medicamentos têm muitos efeitos colaterais comuns: ganho de peso, disfunção sexual, distúrbios do sono, sintomas gastrointestinais, fadiga e embotamento emocional, para citar alguns. Se os sintomas depressivos forem resistentes aos antidepressivos orais tradicionais, o padrão ouro para o tratamento, e muitas vezes o tratamento de último recurso, é a terapia eletroconvulsiva (ECT). Estudos demonstraram que as infusões de escetamina melhoram rapidamente os sintomas em pacientes com transtorno depressivo maior que não responderam à ECT.
-
Existem contraindicações?
Analisaremos seu histórico médico antes da primeira infusão. Existem apenas algumas condições médicas que o impediriam de receber uma infusão de escetamina: pressão arterial não controlada, doença cardíaca instável, massa intracraniana, doença da tireoide não tratada, fase maníaca atual do transtorno bipolar ou alucinações/delírios psicóticos agudos.
-
Quais cuidados devo seguir antes da infusão?
Pedimos que você chegue acompanhado e saia acompanhado da aplicação de escetamina. Aconselhamos evitar conduzir, operar máquinas pesadas e/ou perigosas ou realizar qualquer atividade significativa durante 24 horas após a infusão. Pedimos também que você evite comer alimentos sólidos 6 horas antes da infusão e pare de beber líquidos claros 2 horas antes da infusão.
-
Continuo tomando meus medicamentos atuais?
Os medicamentos antidepressivos (ISRS, IMAO e tricíclicos) não interferem com a escetamina e não há necessidade de interrompê-los. As infusões de escetamina podem proporcionar alívio durante o tempo que os medicamentos antidepressivos levam para começar a fazer efeito. Importante: você não deve diminuir ou parar de tomar qualquer medicamento prescrito sem primeiro consultar o seu médico prescritor.